Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Presente

Resultado de imagem para bancos antigos de escola

"Então é Natal" é talvez um dos mais conhecidos inícios de música na nossa cultura. A voz da Simone ecoa em nossos ouvidos todos os anos nesta época do ano. Para os mais jovens, segue o link da música a que me refiro: https://www.youtube.com/watch?v=n7JMVEAjyfY. Os que já atingiram os entornos da minha idade sabem bem do que estou falando. O Natal é um bom período para que os jovens e nós pensemos no passado, no futuro e (sem trocadilho) no presente.

A discussão entre o dar presente, o estar presente e o ser presente é um tanto interessante, mas não convém aqui neste momento. Fica para um próximo texto. O fato é que, chegando à varanda de uma casa onde vim passar esses dias com minha família, deparei com com uma cadeira de escola, daquelas bem antigas, bem do tempo em que eu acompanhava minha mãe nas aulas que ela dava às crianças, mais velhas que eu (ou menos novas, melhor dizendo). Pequenino, eu me deitava numa carteira vazia daquelas e admirava minha mãe no lindo exercício de ensinar - o que, não por coincidência, vim exercer profissionalmente também.

Ao ensinar aprendi cedo que não é clichê a afirmação segundo a qual muito se aprende quando se ensina. Eu não seria minimamente capaz de relatar o quanto já aprendi nesses quase 30 anos de profissão e nesses "vinte e poucos anos" de paternidade. Aprendi, sobretudo, a importância da presença na vida dos que amo. De modo que, ser remetido ao passado pela presença daquela carteira serviu como um arremesso de mim mesmo ao presente (com trocadilho). Resolvi me dar um presente: o de reativar a escrita dos meus textos aqui.

Isso por uma razão muito simples: o melhor presente é o que damos para fazer bem a alguém. O melhor alguém que podemos presentear somos nós mesmos. Longe de ser egoístas, fazemo-nos bem quando presenteamos aqueles de quem gostamos, como uma forma de estender a eles a alegria que temos de estar presentes na vida deles, e eles na nossa. Recebo de mim mesmo este presente vindo em tão boa hora. Então: é Natal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário